Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de outubro de 2012

LIMPEZA DAS MARGENS DO ARROIO COCHINHO



ALUNOS E FUNCIONÁRIOS FAZEM LIMPEZA DO ARROIO COCHINHO
Na manha de segunda-feira, dia 25 de junho, os alunos da 8ª série da EMEF Leonel de Moura Brizola juntamente com membros da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e funcionários da prefeitura realizaram uma limpeza nas margens e redondezas do arroio cochinho, área que fica próxima ao Hospital Municipal.
A atividade de limpeza realizada faz parte de um trabalho desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente juntamente com a EMATER que fizeram o lançamento do “Programa de Revitalização do Arroio Cochinho”. A revitalização é mais uma etapa do que foi proposto na semana do meio ambiente, na qual os alunos assistiram na segunda-feira, dia 04 de junho a palestra no Salão de Atos da EMEF Leonel de Moura Brizola as 8h:30 com o tema “Código Ambiental” que foi abordado pelo palestrante Ilvandro Barreto de Melo, do Escritório Municipal da EMATER de Passo Fundo.
O programa proposto pela Secretaria de Meio Ambiente e a EMATER tem como objetivo fazer a limpeza das margens do arroio, melhorando assim a qualidade da água, o ambiente natural do município. Segundo a Secretária de Meio Ambiente Jerusa Menegaz a quantidade de lixo encontrada na mata foi surpreendente. Foram recolhidos materiais dos mais diversos tipos como restos de construção civil, peças automotivas, metais, latas, papelão, plástico e embalagens. O que impressiona é a quantidade de lixo doméstico que foi encontrado na mata, sendo que até um tubo de concreto era usado para depositar o material que ao invés de reciclado era amontoado junto na mata.
Os ciclos naturais de decomposição e reciclagem da matéria podem reaproveitar o lixo humano. Contudo, uma grande parte deste lixo sobrecarrega o sistema. O problema se agrava porque muitas das substâncias manufaturadas pelo homem não são biodegradáveis, isto é não se decompõe facilmente. Vidros , latas e alguns plásticos não são biodegradáveis e levam muitos anos para se decompor.
A reciclagem do lixo assume um papel fundamental na preservação do meio ambiente, pois, além de diminuir a extração de recursos naturais ela também diminui o acúmulo de resíduos nas áreas urbanas. Os benefícios obtidos são enormes para a sociedade, para a economia do país e para a natureza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário