Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CORAL MUNICIPAL INFANTO JUVENIL FAZ APRESENTAÇÕES NO PARANÁ

   O  Coral Municipal Infanto Juvenil  de Victor Graeff realizou viagem para o estado de Paraná.  Realizaram apresentações nas cidades de Pato Bragado, Entre Rios e Nova Santa Rosa. Ainda puderam aproveitar um dia num balneário em Foz do Iguaçu. Parabéns pelos 30 anos do coral.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

SEMANA DA PÁTRIA

   A programação da semana da Pátria no município teve a participação de entidades para o hasteamento e arriamento das bandeiras durante a semana do dia 1º ao dia 07/09 e teve como culminância  no palco da praça  apresentações  artísticas com a participação da Cia de Danças, 3ª idade e das escolas do nosso município.O tema desenvolvido era referente as diferentes etnias que colonizaram  o nosso país, estado e município e formaram a cultura do nosso povo.A CIA Municipal de Danças Mistas apresentou belíssimas danças: Portuguesa, Espanhola e Brasileira. O grupo de dança da 3ª idade mostrou um pouco da cultura alemã assim também  o grupo de danças da EMEF Marcílio Dias. Após se apresentaram os alunos das  EMEIs Cantinho do Amor e Felippe Alflen, APAE, EMEF Marcílio Dias, EMEF Leonel de Moura Brizola e EEEB Dr. José Mª de Castro. Todos com mensagens significativas sobre a importância de valorizar e preservar o nosso planeta assim como nossa pátria e lugar onde vivemos. Parabéns a todos participantes pelas belíssimas apresentações.


terça-feira, 16 de outubro de 2012

30 ANOS DO CORAL MUNICIPAL INFANTO JUVENIL

   A noite de 14/10 foi abrilhantada pelo coro de vozes do Coral Municipal Infanto Juvenil de Victor Graeff. O evento  promovido pela Secretaria de Educação, aconteceu na Igreja Evangélica com a presença de cantores, ex-cantores,ex-regentes,  pais, autoridades e comunidade em geral  em comemoração aos 30 anos do Coral. A criatividade, o figurino dos cantores e as belas canções encantaram o público presente. A próxima apresentação acontecerá no estado do Paraná no dias 19 e 20/10.

2º JOGOS RURAIS

        Durante a programação da Semana Farroupilha realizou-se a 2ª edição dos Jogos Rurais na sede do CTG Galdino Marques promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, EMATER, Sindicato Rural e CTG. O público presente pode dar boas risadas com as provas divertidas que as equipes realizaram pois  exigiram  muita habilidade e destreza das equipes. Foram cinco equipes inscritas sendo as vencedoras:
1º lugar: Sangue Crioulo 
2º lugar: Lanceiros
Todos os integrantes das equipes vencedoras foram premiadas com medalhas.


SEMANA FARROUPILHA NAS ESCOLAS

 Durante a semana farroupilha muitas foram as atrações tradicionalistas: comidas tipicas (churrasco e carreteiro), brincadeiras típicas gaúchas, roda de chimarrão, gaiteiro para o fandango, gincana tradicionalista, danças tradicionalistas e muita prenda e peão tipicamente vestidos.

ENCONTRO DE FORMAÇÃO

    Na manhã do dia 15/09 realizou-se mais um encontro de assessoria pedagógica da ULBRA para o grupo de professores das EMEIs Cantinho do Amor e Felippe Alflen. O encontro foi ministrado pela Prof.ª Sônia Nicolodi sobre o tema: Avaliação na Ed. Infantil. A conversa dirigida, as reflexões deram suporte para reavaliar a forma de avaliação na Ed. Infantil. Considerando  os pensamentos de diferentes educadores conclui-se o verdadeiro sentido da avaliação:A aprendizagem das crianças, suas histórias e seu contexto social.

CIA MUN. DE DANÇAS PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL DE DANÇAS

 
    Na noite do dia 12/09 a CIA Municipal de Danças Mistas, o Grupo de Danças da 3ª Idade e o Grupo de danças Alemãs da EMEF Marcílio Dias  participaram do 3º Encontro Regional de Danças em Ernestina promovido pela Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social. Participaram do Encontro os municípios de Victor Graeff, Mormaço, Nicolau Vergueiro, Tio Hugo, Ibirapuitã. O público presente em grande número puderam prestigiar as belíssimas danças de diferentes ritmos entre elas: alemã, portuguesa, cigana, italiana, espanhola, nordestino, rock, forró e muitos outros. Parabéns a todos os participantes pelas 
lindas apresentações.

CURSO DE FOTOCARTOGRAFIA

   Dia 21/08 no Centro de Referência de Assistência Social de NMT realizou-se um curso de Fotocartografia promovido pelo SESC-Carazinho ministrado pela prof.ª Larisa Teresinha da Veiga Vieira.  Na palestra foi desenvolvido o tema Documentação pedagógica a qual mensurou a importância da fotografia na história da vida das pessoas. Na escola é uma importante ferramenta de registro da história da escola: " É preciso documentar, um processo de registro de situações do cotidiano escolar, das crianças por meio de imagens em fotos ou vídeos e registro escritos. Fotograr o desenvolvimento do processo de aprendizagem da criança". Participaram do encontro a assessora pedagógica da SMECDT prof.ª Sofia Wink Roessler, a Coordenadora Pedagógica da Ed. Infantil prof.ª Susana Kayser e representante da EMEF Marcílio Dias prof.ª Susane Ulrich.

HOMENAGEM AOS PAIS

   No mês de agosto as homenagens são para os pais.
 Na noite do dia 10/08 as EMEIs Cantinho do Amor e Felippe Alflen representaram através das peças teatrais o quanto a presença do pai é importante na vida do filho. A EMEI Cantinho do Amor demonstrou que sempre pode haver um tempinho para  estar e brincar com seu filho. As crianças da EMEI Felippe Alflen mostratam as diferentes famílias as quais nossas crianças convivem e que independente do tipo da família cada um tem seu papel na vida do filho. 
 No sábado do dia 11/08 na EMEF Marcílio Dias aconteceu a tradicional pernada entre pais,alunos, professores,funcionários, ex-alunos e comunidade em geral, ufa...correrram muito. Após o almoço os estudantes fizeram lindas apresentações.
No dia 17/08 a EMEF Leonel de Moura Brizola realizou as homenagens no ginásio municipal e após jogos de  futebol de salão integrando pais da escola. Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar o que desenvolvem nas oficinas de: teatro, coral intantil e flauta.
Parabéns às escolas pela organização das festividades bem como à todos os pais pela passagem desta data tão importante.

PALESTRA IÇAMI TIBA




Na noite de  08/08 professores da rede municipal participaram de importante palestra com o  psiquiatra/escritor/educador Içami Tiba que desenvolveu o tema: "Educar um ato de amor". Na sua fala fez um comparativo da criação dos filhos nas diferentes gerações e destacou a importância de por limites na família e tambem na escola. Todas as instituições tem regras a escola como espaço educacional formador de cidadãos necessita de critérios tanto quanto.

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROGRAMA "A UNIÃO FAZ A VIDA"

 
No início do recesso escolar dos estudantes, dia 23/07 reuniram-se os professores da rede  municipal de ensino para mais um encontro de formação continuada do PUFV. A palestra foi ministrada pelas palestrantes Flavia Facco e Mariza Medeiros com o tema: "Fortalecimento do vínculo em torno do ato de aprender". Após um gostoso almoço as atividades continuaram no turno da tarde, direção  e coordenação de cada escola coordenaram os trabalhos de para planejamento do 2º semestre.

FESTA JUNINA NA EMEF MARCÍLIO DIAS

Na tarde do dia 22/07 na quadra desportiva da EMEF Marcílio Dias a Festa Junina em comemoração à São Pedro. O pais marcaram presença em grande número e deram boas risadas com o figurino e as apresentações das crianças.  Após puderam se deliciar com as delícias típicas da Festa Junina: bolo de fubá, batata-doce, pipoca, amendoim. Muitas brincadeiras e até o pau de sebo. Parabéns a direção, professores, alunos e funcinários pela belíssima festa.

CORAL MUNICIPAL INFANTO JUVENIL

        O Coral Municipal Infanto Juvenil realizou apresentações nos dias: 1º/07 no município de Ibirapuitã,  14/07  no município de Alto Alegre e dia 06/09 no município de Santa Barbara do Sul.
        Nos  municípios  de Ibirapuitã e Alto Alegre  participaram  de mais um encontro de corais,  evento este que já é marca cultural dos municípios.
      Em Santa Bárbara do Sul participaram da 15ª Etapa do 47º Festival de Coros do Rio Grande do Sul: “O Gaúcho quer Cantar” promovido pela Federação de Coros do Rio Grande do Sul (FECORS).   O evento, que fazia parte da programação da Semana Municipal da Pátria, levou ao município belas apresentações, que demonstraram a capacidade e qualidade dos corais do Estado e região. Cerca de duzentos jovens e crianças cantaram para as quase quinhentas pessoas presentes no evento. O Coral Municipal Infanto Juvenil de Victor Graeff fez um espetáculo a parte com sua nova performace deixando o público encantado.
    A performace do grupo poderá ser vista no dia 14/10 no Circuito da Arte e Cultura promovido pela SMECDT que promoverá a apresentação do Coral Municipal Infanto Juvenil em comemoração aos 30 anos de existência.     
        

ASSESSORIA PEDAGÓGICA

No dia 02/07 e dia 09/07 aconteceram os encontros de assessoria pedagógica na EMEF Marcílio Dias e EMF Leonel de Moura Brizola respectivamente com a professora da ULBRA Prof. Mª Elenir Lopes. Nestes foram apresentados ao grupo experiências realizadas pelos professores  com os educandos em sala de aula usando a Metodologia de Projetos.  A Metodologia de Projetos é uma proposta do Programa "A União Faz a Vida" que propõe o planejamento participativo em sala de aula com os alunos na elaboração do Projeto.

LIMPEZA DAS MARGENS DO ARROIO COCHINHO



ALUNOS E FUNCIONÁRIOS FAZEM LIMPEZA DO ARROIO COCHINHO
Na manha de segunda-feira, dia 25 de junho, os alunos da 8ª série da EMEF Leonel de Moura Brizola juntamente com membros da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e funcionários da prefeitura realizaram uma limpeza nas margens e redondezas do arroio cochinho, área que fica próxima ao Hospital Municipal.
A atividade de limpeza realizada faz parte de um trabalho desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente juntamente com a EMATER que fizeram o lançamento do “Programa de Revitalização do Arroio Cochinho”. A revitalização é mais uma etapa do que foi proposto na semana do meio ambiente, na qual os alunos assistiram na segunda-feira, dia 04 de junho a palestra no Salão de Atos da EMEF Leonel de Moura Brizola as 8h:30 com o tema “Código Ambiental” que foi abordado pelo palestrante Ilvandro Barreto de Melo, do Escritório Municipal da EMATER de Passo Fundo.
O programa proposto pela Secretaria de Meio Ambiente e a EMATER tem como objetivo fazer a limpeza das margens do arroio, melhorando assim a qualidade da água, o ambiente natural do município. Segundo a Secretária de Meio Ambiente Jerusa Menegaz a quantidade de lixo encontrada na mata foi surpreendente. Foram recolhidos materiais dos mais diversos tipos como restos de construção civil, peças automotivas, metais, latas, papelão, plástico e embalagens. O que impressiona é a quantidade de lixo doméstico que foi encontrado na mata, sendo que até um tubo de concreto era usado para depositar o material que ao invés de reciclado era amontoado junto na mata.
Os ciclos naturais de decomposição e reciclagem da matéria podem reaproveitar o lixo humano. Contudo, uma grande parte deste lixo sobrecarrega o sistema. O problema se agrava porque muitas das substâncias manufaturadas pelo homem não são biodegradáveis, isto é não se decompõe facilmente. Vidros , latas e alguns plásticos não são biodegradáveis e levam muitos anos para se decompor.
A reciclagem do lixo assume um papel fundamental na preservação do meio ambiente, pois, além de diminuir a extração de recursos naturais ela também diminui o acúmulo de resíduos nas áreas urbanas. Os benefícios obtidos são enormes para a sociedade, para a economia do país e para a natureza.