Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de maio de 2012

VI Seminário do Programa Ed. Inclusiva: Direito à Diversidade

         

Na semana de 21/05 a 25/05 aconteceu o VI  Seminário do Programa Ed. Inclusiva: Direito à Diversidade na cidade de PF, município pólo do programa. Participaram do Evento as professoras Daiane Klassmann (que faz atendimento na sala de AEE) e a assessora Pedagógica da SMECDT Sofia Roessler. Os temas desenvolvidos foram: Princípios da Ed. Inclusiva, Fundamentos Pedagógicos da Organização do AEE, Tecnologia Assistiva: Software Boardmaker, Deficiências  Intelectual, Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades. Os municípios puderam participar com suas experiências de Política de Ed. Inclusiva e das oficinas pedagógicas. Os diferentes saberes serão repassados aos professores em encontros de formação continuada.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

COPREL NAS ESCOLAS

                                    Durante esta semana a COPREL realizará o projeto:"COPREL na Escola". O projeto é voltado para alunos de 1º ano ao 6º ano dos municípios de atuação da cooperativa, e busca formar cidadãos conscientes e responsáveis com o meio ambiente e com a sociedade. Acontecerão dois momentos:
*Dia 23/05 (4ª feira) acontecerá a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes até o número de cinco lâmpadas. A troca acontecerá nas escolas e podem participar os alunos cooperados que trouxerem a última fatura da luz quitada. Estes mesmos alunos poderão participar (através da fatura) do sorteio de uma geladeira no dia 24/05 durante as atividades com os alunos do 1º ao 6º ano no pavilhão evangélico.
*Dia 24/05 (5ª feira) Acontecerá a apresentação de uma peça teatral: Cuidado! A energia baixou em mim, que mostra a evolução da energia, fala da importância e dos perigos da eletricidade. Dá dicas de consumo consciente, mostra a necessidade de preservar o meio ambiente e ter o cooperativismo presente nas ações diárias.  Tudo, de maneira didática e divertida, aliando conhecimento e alegria.
O Coprelito, mascote da Coprel, também participa do evento reforçando os ensinamentos do teatro e interagindo com os participante.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

ATIVIDADES DA EMEI CANTINHO DO AMOR

As crianças da  EMEI Cantinho do Amor marcaram presença no campo de futebol sete, a alegria foi geral: correram, brincaram, jogaram bola...ufa! Estão se preparando para o dia do Desafio que acontecerá dia 30/05, também neste campo e na Academia de Ginástica ao ar livre. Confira alguns momentos.

terça-feira, 15 de maio de 2012

MARCÍLIO DIAS HOMENAGEIA AS MÃES



Na tarde de sábado, dia 12/05 foi a vez a EMEF Marcílio Dias homenagear as mães. As mães tiveram a oportunidade de ver um pouco das atividades desenvolvidas nas oficinas pedagógicas que acontecem no contra-turno: apresentaram-se o coral da Marcílio Dias (de 6º ano à 8ª série) bem como um pouco da oficina de canto das séries iniciais. Além das mensagens, e apresentações do grupo de danças Folclóricas da escola , as mães participaram da dança da polonesa. Após receberam lindas lembranças e confraternizaram com um chá bem gostoso. Prestigiaram o evento a assessora pedagógica da secretaria de Educação Prof.ª Sofia Roessler e a 1ª dama  Prof.ª Lizandra Godoi. A Secretaria  de  Educação parabeniza direção, professores, alunos e funcionários  pelo evento. 

quinta-feira, 10 de maio de 2012

ED. INFANTIL PARABENIZA AS MÃES

   
Na 3ª feira, dia 08/05 aconteceu a confraternização em homenagem às mães das EMEIs Cantinho do Amor  e Felippe Alflen. As crianças fizeram lindas apresentações cada uma com seu jeitinho mostraram as mães (corujas) o quanto as amam. A EMEI Cantinho do Amor demonstrou através da peça teatral "A Margarida Friorenta" que o mais importante é o amor. A EMEI Felippe Alflen  mostrou um pouco das inúmeras qualidades das mães e para encerrar todos cantaram "Um pedacinho do seu coração" e  parabéns para todas as mães.Também foi realizado o sorteio da rifa da APMF da EMEI Felippe Alflen e em seguida as mães ganharam uma gostosa lembrancinha.  

INICIAM AS PROGRAMAÇÕES EM HOMENAGEM ÀS MÃES

    Dia 07/05 realizou-se no pavilhão evangélico, a homenagem às mães. O tema das apresentações referiu-se ao amor incondicional de mãe, fazendo um comparativo com as mães dos animais. As crianças demonstraram muita alegria e emoção. Foram realizadas várias apresentações, dentre elas o coral  infantil da escola, danças e o canto final com a jovem Stela Marys e demais alunos da escola. As mães receberam uma lembrança confeccionadas pelos alunos na oficina de Arte (porta jóia) e após aconteceu confraternização com todos os presentes.


terça-feira, 8 de maio de 2012

ASSESSORIA PEDAGÓGICA - PUFV

         Reuniram-se no dia 07/05  no auditório da EMEF Leonel de Moura Brizola para mais um encontro com a assessoria pedagógica da ULBRA, direção, coordenação e  professores  das EMEF Leonel de Moura Brizola e EMEF Marcílio Dias. O encontro foi ministrado pelas professoras Mª Eleni Lopes e Rosa Neuwald. A assessoria pedagógica é mais uma etapa do Plano de Ação do Programa A União Faz a Vida objetivando dar continuidade na articulação da proposta cooperativa de Metodologia de Projetos.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

       A secretaria de Educação promoveu dia 27/05 o Seminário Municipal de Educação proposto pela Promotoria de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo objetivando o conhecimento da realidade local da Educação. Estavam presentes representantes de diversas entidades: Direção das Escolas, CPM/APMFs, Conselhos Escolares, Conselho Tutelar, Conselho do FUNDEB, Conselho Municipal de Educação, Assistência Social e Secretaria de Saúde. Durante o Seminário  que realizou-se no auditório da EMEF Leonel Brizola, foi feito o levantamento de aspectos relevantes da educação do nosso município, pontos fracos e pontos fortes, problemas prioritários e possíveis ações. A próxima etapa será um seminário regional em Passo Fundo, no mês de julho, com a participação de 34 municípios pertencentes a 7 comarcas.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

ENCONTRO COM FONOAUDIÓLOGA

        
No dia 25/04 aconteceu no auditório da EMEF Leonel Brizola o segundo encontro com a fonoaudióloga Natália Maldaner. Reuniram-se as professoras do 1º, 2º e 3º anos das séries iniciais, do nível II da pré-escola, direção, coordenação das escolas e assessora pedagógica da secretaria de educação. A palestra teve como tema: Consciência Fonológica e Aprendizagem parte II: Como acontece o processo da aprendizagem? As professoras puderam acompanhar vídeos que demonstravam diferentes formas de alfabetização sendo mais uma ferramenta para o processo ensino aprendizagem.