Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de abril de 2011

REUNIÃO DE EQUIPE PEDAGÓGICA


A reunião mensal da equipe pedagógica da Secretaria de Educação, coordenação e direção das escolas aconteceu na EMEF Leonel de Moura Brizola, na qual discutiu-se vários assuntos pertinentes as escolas como: Programa Nacional de Educação (em discussão no Congresso)que define Metas e Estratégias para a Educação de 2011 a 2020, o PPP, Projetos que estão sendo desenvolvidos entre outros. Objetiva-se abranger processos e práticas de gestão voltados para assegurar a melhoria dos resultados de desempenho das escolas.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

PROJETO ESCOLA NO CAMPO

Os Professores de Ciências das escolas EMEF Marcílio Dias Srª Alana Kunh, EMEF Leonel de Moura Brizola Srª Daiane Klassmann e JOMAC Sr.º Anderson Fleck e a Assessora Pedagógica Sofia W. Roessler Participaram de Capacitação do Projeto Escola no Campo, na Expodireto Cotrijal em NMT. Foi apresentada a nova cartilha de trabalho, relembrado os objetivos do projeto e elaborado o Plano de ação que será desenvolvido nas escolas com alunos das 5ª séries. O encontro foi ministrado pelo engenheiro agrônomo da Syngenta Sr.º Luciano dos Santos e pela Professora Amelia Bampi Coordenadora do Projeto pela Fundação ABRINQ. Houve a entrega de placas identificando a participação das escolas no Projeto Escola no Campo, certificados e canecas para os professores que desenvolverão os conteúdos com os alunos e comunidade escolar.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA NAS ESCOLAS

Na quarta-feira último dia de aula antes da Páscoa, as escolas da rede municipal de Ensino realizaram momentos de reflexão sobre o verdadeiro sentido da Páscoa. Na EMEF Leonel de Moura Brizola o Pastor Claudio explanou o verdadeiro sentido da Páscoa mostrando imagens da Terra Santa, por onde Jesus deixou suas professias. No turno da tarde as crianças da EMEI Felippe Alflen foram acolhidos pelo Pastor na Igreja colocando de maneira simples e compreensível a história da Páscoa. Na EMEI Cantinho do Amor as crianças participaram apresentando os símbolos da Páscoa inclusive esteve presente o coelhinho que fez questão de comer uma cenoura com casca e tudo deixando ainda mais alegre os pequeninos. Na EMEF Marcílio Dias o encontro de reflexão foi na Igreja Evangélica com a participação do Pastor Edson Koren e das crianças trazendo os símbolos da Páscoa, muitos cantos e apresentação teatral sobre o girassol trazendo a mensagem de sermos como o girassol que procura o sol para sobreviver, da mesma forma nós, pessoas, procurar a luz de Cristo para iluminar o caminho do bem.A secretária de Educação Srª Jane Rodrigues Escher e a assessora Pedagógica Srª Sofia Roessler acompanharam as celebrações,deixando uma mensagem de Feliz e abençoada Páscoa aos estudantes e seus familiares, assim como funcionários, professores e direção das escolas.

terça-feira, 19 de abril de 2011

EMEF LEONEL DE MOURA BRIZOLA VISITA TOCA DO COELHO




Com clima de Páscoa os alunos de 1ºano ao 5º ano da EMEF Leonel de Moura Brizola visitaram a Toca do Coelho na cidade de Tapera. Foi a culminância de vários trabalhos desenvolvidos na escola; a criançada gostaram do que viram, afinal coelhinhos por toda parte. A Toca do Coelho é o lúdico, promove a cultura, a criatividade e a reflexão sobre muitos assuntos abordados nesta época como verdadeiro sentido da Páscoa, a alegria de confraternizar o renascimento de Cristo, a amizade entre outros, percebendo através da imaginação que Páscoa não é apenas chocolates. As Escolas farão a celebração da Páscoa na 4ª feira dia 20/04 com a presença de autoridades religiosas.

3º ENCONTRO DO PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA

Dia 16/04/2011 os professores da rede municipal e estadual de ensino participaram do 2º Encontro do Programa A União Faz a Vida com o tema: Igualdade e convivência em colaboração mútua enfocando a Cidadania como Processo de Construção na Comunidade Escolar através de Vivências de Valores Humanizadores como igualdade, respeito,fraternidade, harmonia...Os trabalhos foram conduzidos pelas professoras Sonia Nicolodi(grupo Ens. Fundamental e Médio) e Rosa Neuwald (grupo da Ed. Infantil). Muito se discutiu a importância da valorização de um todo (professor, aluno pais, comunidade) para a formação cidadã dos nossos estudantes. "A escola, na perspectiva de construção da cidadania, precisa assumir a valorização da cultura de sua própria comunidade e, ao mesmo tempo, buscar ultrapassar os limites propiciando às crianças pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber, tanto no que diz respeito aos conhecimentos socialmente relevantes da cultura brasileira no âmbito nacional e regional, como no que faz parte do patrimônio universal da humanidade”.Paulo Freire

segunda-feira, 18 de abril de 2011

ENTREGA DE LIVROS NOVOS PARA BIBLIOTECA PÚBLICA

Em comemoração ao Dia do Livro Infantil a Secretária Municipal de Educação Srª Jane Rodrigues Escher e o Diretor de Cultura Sr. Andre Hünger fizeram a entrega de mais de 370 livros da literatura infanto-juvenil para a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, onde as crianças da EMEF Leonel de Moura Brizola assistiram uma peça teatral com os alunos que participam da Oficina de Teatro oferecida nas 3ª feiras a tarde no contra-turno. Com o título: "O sonho de um Livro" mostraram com muita criatividade a importância de cuidar do livro.O grupo é coordenado pelo Prof.Tiago Veiga.Proporcionar aos educandos uma leitura agradável, com autores renomados como Ruth Rocha, Ziraldo, Maurício de Souza e muitos outros que despertam a criatividade e a criticidade dos estudantes do nosso município, pois os livros são usados pelas Escolas e podem ser retirados na Biblioteca Pública. Como disse o próprio escritor Monteiro Lobato: "Um país se faz com homens e livros."

22º FÓRUM DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO


A Secretária Municipal de Educação Jane Rodrigues Escher participou com demais Dirigentes Municipais do Estado do 22º Fórum das Secretarias Municipais de Educação. O evento foi promovido pela FAMURS e UNDIME-RS. Durante os dois dias acompanharam uma série de palestras que buscou responder aos seguintes questionamentos: baixo desempenho dos alunos, metas propostas pelo Novo Plano Nacional de Educação, valorização dos professores: piso nacional e carreira do magistério, Gestão da Educação Infantil entre outros. Os Gestores municipais de Educação cobraram do governo federal e estadual um regime de colaboração regulamentado e eficiente para a realização das metas propostas pelo novo Plano Nacional de Educação, ainda em tramitação no congresso.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

AQUISIÇÃO DE LIVROS PARA AS EMEIS CANTINHO DO AMOR E FELIPPE ALFLEN

A Secretaria Municipal de Educação fez a entrega de mais de trezentos livros(já lembrando a comemoração do dia do livro Infantil) para a Ed. Infantil para alegria da criançada que fez a maior festa pois foi presente do "Coelhinho da Páscoa". Os livros de diferentes histórias, formas, tamanhos e cores fascinaram as crianças que poderão usufruir do material diariamente pois ficará nas escolas. Despertar o gosto pela leitura, desenvolver a criatividade e senso de imaginação são alguns do objetivos que a Secretaria Municipal de Educação propõe fazendo esta aquisição de livros. A Secretária de Educação Srª. Jane Rodrigues Escher salienta:"A leitura é um investimento. O importante é motivar as crianças para a leitura despertando-as para a aventura de ler, trilhando o caminho para a formação de futuros leitores críticos em busca de uma vida melhor para si e as pessoas que o rodeiam".

sexta-feira, 8 de abril de 2011

PROVINHA BRASIL

No dia 23/03 os 18 alunos do 2º Ano da EMEF Leonel de Moura Brizola, ministrados pela Professora Catiuscia, realizaram a 1ª Provinha Brasil de 2011. Esta provinha tem como objetivo fornecer um diagnóstico sobre o processo de alfabetização dos alunos aos professores e gestores da rede pública de ensino, permitindo intervenções mais precisas ao longo deste processo. A provinha avalia as habilidades relacionadas ao processo de alfabetização, mas nem todas habilidades são possíveis de verificação em uma prova objetiva. Foram selecionadas aquelas habilidades consideradas essenciais que podem ser avaliadas por meio deste instrumento. A partir do 2º semestre de 2011 será distribuído o kit da Provinha Brasil de Matemática.A média da turma foi de 17,2 sendo que a pontuação máxima era de 20 pontos. A partir deste resultado considera-se as habilidades destas crianças e direcionando o trabalho pedagógico centrado no sentido de expandir as capacidades relativas ao letramento.

REUNIÃO DE PAIS DAS ESCOLAS DE ED. INFANTIL

Na noite de 04/04 realizou-se reunião com os pais das EMEIs Cantinho do Amor e Felippe Alflen. No primeiro momento foram tratados assuntos gerais sobre o funcionamento das escolas, eleição do Conselho Escolar das escolas e eleição da APMF para a Escola Felippe Alflen.Foram eleitos para APMF:
PRESIDENTE: IONE KRONBAUER;
VICE PRESIDENTE: PAULO LASCH;
SECRETÁRIA: JAQUELINE KRAEMER;
VICE SECRETÁRIA: DEBORA PASINATTO;
TESOUREIRO: LUCIANE SCHNEIDER;
VICE TESOUREIRO: ADRIANO KAISER;
CONSELHO FISCAL: CLAIR CASSIAMANI, JOICIANE PINTO, RICARDO KUHN.
SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL: URSULA FISCHER, LEILA HOFFSTAEDTER, MARINES EILERT.
Para o Conselho Escolar foram eleitos:
IARA DREHMER
ZENAIDE SEELIG
CLAIR KOELLER
DILAIRA FOLLMER
LUIZA GEHRING GAUER
Em seguida proferiu-se palestra com a Psicóloga Flavia Facco e Psicopedagoga Mariza Medeiros com o tema: Família Nosso Bem Maior fortificando cada vez mais a parceria com entre escola e pais.

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES

Na segunda-feira dia 04/04 os professoras do Ensino Fundamental e Ed. Infantil novamente se reuniram para formação continuada com a Psicóloga Flavia Facco e Psicopedagoga Mariza Medeiros que neste ano estão realizando a assessoria pedagógica pela SMECDT. O grupo do Ensino Fundamental desenvolveu o tema: Dificuldade de Aprendizagem e o grupo da Ed. Infantil o tema: O Papel da Ed. Infantil. A Secretaria de Educação no ano de 2011 tem como tema os Pilares da Ed.: Saber conhecer, saber fazer,saber relacionar-se e saber ser e desta forma oferece neste ano assessoria pedagógica focada na formação bem fundamentada das crianças e adolescentes do nosso município.

terça-feira, 5 de abril de 2011

ENCONTRO DO PUFV

Sábado dia 02/04 reuniram-se para mais uma formação continuada do Promama "A União Faz a Vida" os professores da rede municipal e estadual de Ensino. O grupo do Ensino Fundamental foi ministrado pela professora Sonia Nicolodi e o grupo da Educação Infantil pela professora Rosa Maria Gomes Neuwald. O tema: Os Desafios da Educação e a Educação Cooperativa foi amplamente trabalhado de forma muito dinâmica sensibilizando o professor para que compreenda a importância de seu papel e saiba colocar em prática de forma criativa e confiante até teve uma analogia da escola de samba X metodologia de projetos e muitas paródias.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

CURSO INAUGURA COMPUTADORES DO PROINFO



Teve início dia 29/03/2011 o curso de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Proinfo Integrado para professores da rede municipal e
estadual de ensino,inaugurando o uso dos computadores novos recebidos pelo programa PROINFO. O curso é uma parceria do Núcleo de Tecnologia Educacional de Carazinho com a Secretaria Municipal de Educação. A Secretaria Municipal de Educação preocupa-se com a Formação do Profissionais da Educação para o uso das Tecnologias com os educandos. O Curso Educação Digital terá duração de 40 horas presenciais, com encontros semanais objetivando familiarizar os professores com a utilização de recursos básicos de computadores(Sistema operacional LINUX Educacional) e Internet.